Começando um novo projeto: Magic Prices

Postado dia 11/6/2018, por Marcelo Cristiano Araujo Silva

Tempo estimado de leitura: 5 minutos


Olááááááá, internet,

Esse que vos fala é o Marcelo Cristiano, hoje irei falar um pouco sobre meu novo projeto, o Magic Prices. Antes de começar, quero salientar que o motivo de não ter escrito nada no último mês foi justamente esse projeto, mas o esforço está valendo a pena. No mais, tentarei escrever um ou dois artigos a mais para compensar o último mês.

No mês passado me surgiu uma “dor”. Dando um pouco mais de contexto, em 2013 conheci um jogo chamado Magic: the Gathering, desde então virei fã. As pessoas costumam lembrar muito de jogos da categoria do Magic por conta de Yu-Gi-Oh!, que ficou muito conhecido por causa do anime de mesmo nome. Voltando ao meu problema, tenho que comprar cartas para jogar Magic, mas quando monto um deck (baralho) com 100 cartas de nomes diferentes, tenho que buscar sites que vendam todas elas, e nenhum que eu conheça tem a opção de procurar todo o deck de uma só vez. Isso tudo piora quando quero comparar os preços de várias lojas, buscar carta por carta é uma tarefa extremamente trabalhosa e chata.

Com esse problema em mente, resolvi tentar solucioná-lo. Criar um software onde eu entre com todas as cartas que quero e ele busca em alguns sites todos os preços de uma só vez para que eu possa comparar o valor final de várias lojas.

Tendo um projeto que eu queria muito fazer, aproveitei para estudar tecnologias que gostaria muito de aprender. Primeiramente o Electron que é basicamente um framework para criar softwares desktop utilizando HTML, CSS e Javascript. Uma segunda tecnologia que eu tinha vontade de aprender, o Materialize, que usei para fazer a interface do software. Em último lugar, o GitFlow que apesar de ser uma filosofia que já pratico bastante na faculdade, ainda não conhecia a ferramenta.

Com isso estou a cerca de 1 mês usando meu tempo livre nesse software e quero contar que me surpreendi muito com o Electron. Não é complicado de mexer, e assim que você faz as configurações iniciais, fica basicamente a criação de um site. Depois que você termina seu produto, o Electron tem algumas ferramentas que te auxiliam a gerar builds para Windows, Linux e MacOS.

Talvez mais para frente eu crie um tutorial de como usar o Electron, mas por enquanto vou ir postando os resultados que estou tento com o Magic Prices.

Aqui a primeira versão, ainda aprendendo a usar o electron e usando a configuração padrão do material:

Um layout um pouco melhor e mais informações na tela, como informação individual de cada carta e o preço total do deck:

Aqui adicionando o detalhe das cartas que não foram encontradas ou que não tem estoque:

Antes de chegar nessa versão, que é a mais atual, tive um problema enorme. A loja UGC mudou completamente o site, fizeram uma mudança de layout e tecnologias que simplesmente fez o Magic Prices parar de funcionar. Faz aproximadamente 6 anos que conheço a UGC do jeito que sempre foi, e resolveram mudar o site ao mesmo tempo que eu fazia o projeto (baita coincidência). Depois de resolver esse problema técnico, adicionei a segunda loja, a Inside. Agora já é possível usar o software para comparação de preços.

Gerei 3 builds do software (Windows, linux e mac) para quem quiser testar e o repositório é aberto para quem puder contribuir. Todas as novidades serão postadas aqui no Blog.

Como sempre, muito obrigado por ler até aqui, qualquer dúvida, crítica ou sugestão responderei nos comentários eeeee… Te vejo no próximo post :).

Links:

Categoria:

Projetos