Dia do aprimoramento: layout

Postado dia 30/4/2018, por Marcelo Cristiano Araujo Silva

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


Olááááá, caros amigos da internet. Criei os dois artigos nos últimos três dias do mês? Criei, mas vamos prestar atenção naquilo que realmente importa. Os dois artigos estão feitos.

Hoje vou falar sobre meu pequeno estudo sobre design e tipografia e como o apliquei no Engenhadno Software.

Tipografia, nada mais é do que o processo no qual você monta o estilo do seu texto físico ou digital. Escolha de tamanho, peso e formato de fonte são alguns exemplos de decisões tipográficas que devem ser tomadas na criação do estilo de seu texto.

Para realmente entender do assunto é necessário um estudo mais aprofundado. Eu comecei esse estudo no Origamid e recomendo muito (Jabá não patrocinado porque o cara é bom).

Vamos as mudanças:

A primeira coisa que eu fiz foi escolher duas fontes, uma para títulos e outra para corpo de texto. Com essa diferenciação, juntamente com uma escala padronizada de tamanho de fonte, foi possível criar um contraste entre os conteúdos de um jeito muito bacana.

Fiz uma mudança na cor dos links para combinar com a logo do site. Centralizei e a mudei a fonte do corpo de texto. Escolhi uma fonte serifada, que por padrão é de mais fácil leitura. Também decidi por diminuir a largura do corpo de texto. Essa mudança faz com que tenha menos palavras por linha, o que ajuda a fazer com o que o leitor não se perca quando estiver indo para próxima linha.

A última decisão tipográfica que tive foi abandonar o texto justificado. Ele gerava um espaçamento muito desproporcional quando o site estava sendo visto em ambiente mobile.

Aproveitei para tirar esse menu quando o site estava no modo mobile. Em algum futuro eu pretendo fazer um campo de busca para facilitar para quem utiliza celular.

Essas foram as mudanças que eu fiz. Talvez não tenham sido as melhores decisões, mas uma coisa pesou muito para eu manter desse novo jeito. Foram decisões que eu tive, todas pensadas e estudadas. Isso deixou o Blog um pouco mais meu. O próximo passo que estou tentando, é desenhar minha própria logo e tentar melhorar essas decisões de tipografia.

Como eu disse, não sou especialista no assunto, logo não devo ter feito as melhores escolhas. Então, como sempre –um pouco mais nesse post– estou completamente aberto a críticas, duvidas e sugestões. Te vejo no próximo post :)

Categoria:

Web