Dia do aprimoramento: urls canônicas

Postado dia 27/4/2018, por Marcelo Cristiano Araujo Silva

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


Olááááá, meu adorado povo da internet.

Tenho 4 dias para fazer dois posts e seguir firme na meta. Então, vamos seguir com o primeiro.

SEO significa Search Engine Optimization. Em poucas palavras, pode ser resumido em um conjunto de técnicas que, se aplicadas, vão potencializar o bom resultado de suas páginas webs em motores de busca como Google, Yahoo e Bing.

Apesar de ter vontade, não vai ser hoje que irei começar minha série sobre SEO. Não tenho conhecimento o suficiente para isso. Hoje vou falar sobre o problema que tive com o Facebook comments e como percebi o motivo desse problema fazendo um comparativo com essa técnica.

Quando implementei o sistema de comentários no blog, pensei que tudo iria dar certo só de colocar o facebook comments, usar a configuração padrão e voilà. Tudo se resolveria. Por um tempo foi exatamente isso que aconteceu, até que de repente, um usuário disse que eu estava apagando seus comentários. Depois de uma rápida pesquisa, lembrei do problema das urls canônicas.

http://engenhandosoftware.com.br/ 
http://engenhandosoftware.com.br
https://engenhandosoftware.com.br/
http://www.engenhandosoftware.com.br/
http://www.engenhandosoftware.com.br


Em teoria, todas essas urls levariam para uma mesma página. Justamente isso pode gerar vários problemas de SEO.

Quando fiz as configurações do Facebook Comments, eu não configurei a url com que os comentários deveriam ser associados.

.fb-comments(data-order-by="reverse_time", data-width="100%")



Quando você faz isso, o facebook associa os comentários a url atual. O grande problema disso são as benditas urls que comentei. Existem várias urls que acessam uma mesma página, então o facebook estava criando uma instância do plugin em cada uma delas. Dependendo de qual URL o usuário acessasse ele veria comentários diferentes.

Felizmente, para corrigir esse problema bastava fazer com que aquela mesma div fosse associada a uma url única ao invés de ser associada a url atual. No meu caso:

.fb-comments(data-href=`http://www.engenhandosoftware.com.br${post.url}` data-order-by="reverse_time", data-width="100%")


(Estou usando Pug juntamente com as variáveis do Poet. Do Pug eu já falei, sobre o Poet ainda vou fazer um artigo a respeito)

Essa simples modificação na div, faz com que eu invoque a mesma instância do fb-comments para todas as páginas que estejam usando aquela div.

Bom, isso concertou meu problema com o facebook comments, mas não faz o processo de canonização de URLS. O jeito mais simples de fazer isso:

<head>
    <link rel="canonical" href="https://endereco/canonico" />
</head>


Simplesmente use o rel="canonical" em suas páginas duplicadas. dentro do seu head adicione um link com esse atributo que aponte para a página canônica.

Mas é bom comentar que esse é apenas um método. Existem vários outros e vou deixar um artigo da própria google que aprofunda nesses métodos.

Qualquer duvida estou sempre nos comentários — agora sem erros e sem perder o comentário de ninguém — e te vejo no próximo post :)

Categoria:

SEO