Voltando a escrever

Postado dia 5/3/2018, por Marcelo Cristiano Araujo Silva

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


Olááááá, Internet!

Este que vos fala é o Marcelo Cristiano. Novamente. Dessa vez vou tentar não ficar tanto tempo fora.

Infelizmente a faculdade e o trabalho não deram descanso no final do último semestre, então, resolvi criar uma política de postagem. Tentarei fazer pelo menos dois posts por mês. Eles provavelmente vão fazer parte das seguintes séries:

The one where/when/with/after/without

Essa série é a continuação do The one where everything started . Nela, vou falar sobre as ideias que tive para começar o blog e tudo sobre as ferramentas e tecnologias iniciais que utilizei para sair a versão 1.0 desse site maravilhoso que você está lendo.

Dia do aprimoramento

Já essa é continuação do Dia do aprimoramento: comentários . Nela, vou falar sobre todas as novas tecnologias do blog. Tudo que estou fazendo de novo para poder melhorá-lo.

Lance Técnico

Por último, é uma série onde ainda não fiz nenhum post. Nesta série me aprofundarei no tema discursado com exemplos de código, instalação e minhas opiniões sobre o assunto. Essa foi a pedido de alguns amigos.

One more thing

Antes de voltar a escrever essas séries, precisei fazer umas mudanças. Várias coisas atualizaram nesse meio tempo parado, mas essas foram as mais significativas:

  1. Bulma 0.5.4 -> 0.6.2
  2. Font Awesome 4.7.0 -> 5.0.6
  3. Todos os npms

Felizmente, nenhum npm deu trabalho. Foi simplesmente atualizá-los e tudo estava ok. Já o Bulma e Font Awesome...

O Bulma teve uma atualização onde todos os links passaram a ter uma cor padrão no tom azul:

Não faz nada

Mas todo o site foi feito com base em um tom diferente que eu chamaria de “tipo verde”:

Não faz nada

Sair mudando todos os links do site manualmente, foi o maior trabalho do Bulma. Fora isso, tiveram alguns detalhes com o espaçamento e a cor de fundo da navbar no modo mobile. Nada muito grandioso, mas deram algum trabalho.

Já o Font Awesome foi um pouco mais interessante. Ele saltou para versão 5. Foi um avanço enorme, pois refizeram a estrutura do zero e isso trouxe uma mudança razoável para quem o utiliza. Trouxeram mais opções para o importá-lo para o site, além do modo css, agora eles trabalham com uma versão que usa SVG por meio do javascript. Aproveitei a oportunidade para migrar para essa versão. Além disso, ainda fizeram uma mudança nos padrões de nome para usar os ícones. Por exemplo, para usar o ícone do facebook antes da mudança:

<i class="fa facebook-official"></i>


Adicionava-se duas classes na tag, uma 'fa' de Font Awesome e outra que era o nome do ícone que você iria usar. Agora, adicionaram alguns prefixos que funcionam da seguinte maneira:

  1. fab para marcas (Font Awesome Brands)
  2. fas ou fa para os icones padrões (Font Awesome Solid)
  3. far para versões que são só o contorno (Font Awesome Regular)
  4. fal para versões com contorno mais fino (Font Awesome Light)

Também mudaram vários nomes de ícones. O exemplo com o Facebook ficou assim:

<i class="fab facebook"></i>


Junto com essas pequenas mudanças, comecei a fazer um trabalho onde estou mudando toda a tipografia do site. Isso gerou uma mudança bem mais significativa para quem está lendo, mas falarei sobre isso em um futuro próximo. Qualquer crítica, dúvida ou sugestão é só mandar aqui nos comentários. Muito obrigado por ter lido até aqui e até o próximo post :)

Categoria:

Conversas